top of page

Por que contar histórias?

Poderíamos divagar infinitamente sobre a pergunta acima… Para mim certamente é a melhor recordação de infância. Minha mãe e meu pai sempre nos contaram histórias.

CONTAR HISTÓRIAS É TAMBÉM GESTICULAR INTENSÕES Naquela época simplesmente era maravilhoso ouvir e imaginar aquilo tudo e claro estar recebendo um momento de carinho e atenção. Hoje sabemos da importância de gesticular, mostrar as expressões faciais, despertar o interesse pela leitura, o respeito ao livro e como manusear corretamente esse grande amigo de muitas aventuras.

O livro não é somente o portador de histórias tradicionais é uma das primeiras portas à cultura, é a maneira de sensibilizar através de palavras lidas e ouvidas, é um descortinar de símbolos.

CRIANDO CONEXÕES ENTRE O CONTADOR E O OUVINTE Contar histórias é um universo. Porque as possibilidades são infinitas, não há regras. É, sem dúvida, uma arte popular enriquecedora, uma experiência única para quem conta e para quem ouve. Tudo vai direto à emoção, não há como racionalizar ou fazer de forma mecânica para que não se perca a beleza do momento. Quem conta e quem ouve é livre para interpretar a história, recriá-la e fazer visitas misteriosas com suas experiências de mundo, porque é através delas que se constrói a imaginação.

QUEM DEVE SE TORNAR UM CONTADOR DE HISTÓRIAS?

Todos podem e devem aprender a contar histórias, pois fazem parte de nós, a leitura se torna viva, ganha forma, voz, corpo, sorrisos, lágrimas e não pertence a ninguém. A beleza do conto não está em palavras rebuscadas somente… É bela quando “toca” aqueles que a ouvem, que é capaz de buscar as almas perdidas ou desacordadas. Esse fantástico convite exerce várias funções: troca de ideias e afetividade, observação de si mesmo e do outro, capacidade de memorização, desenvolvimento da leitura e da fala, é um espaço cultural que se constrói com música, teatro, dança, poesia e várias dinâmicas. Eleva a auto-estima, estimula dividir com o outro (das palavras e gestos às dificuldades e verdades)

e conforme orientação, auxilia pedagogicamente ensinando ou mostrando pontos que sejam necessários um trabalho maior.

Depois de me divagar tanto o que mais poderia dizer para convencer alguém de que contar e ouvir histórias é maravilhoso? Sim, já sei!

Era uma vez…

Sabe por quê? Por que… “A liberdade se conquista com o exercício da criatividade.”

Conheça Isabela Falcon

Psicopedagoga e educadora, Isabela Falcon também...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page