top of page

Como organizar o tempo de professor?

Um dos grandes desafios dos professores com certeza é gestão de tempo. Estou falando de um grande volume de informações, responsabilidades burocráticas e pedagógicas, planejamento, atualização e ainda por cima... Família... Vida pessoal... Será que os professores têm direito a isso? Às vezes, os envolvidos no processo acham que professor só pode trabalhar...

Pois bem... a verdade é que se entendermos a organização do tempo, podemos dividir várias tarefas, e ainda por cima, sobrar um tempo para você mesmo... Como organizar o tempo de professor?

ORGANIZE UMA AGENDA

Professores acabam sofrendo muito porque sabem do volume gigante de tarefas a realizar e não organizam isso com ordem de prioridade. Na verdade nada é prioridade porque tudo é prioridade! Que loucura isso! Organize sua prioridade...

Estabeleça os horários

8h - Aulas no colégio AÇÃO

9h20 - Aula vaga, fazer correção de prova tal na sala dos professores.

10h - organizar livro de chamada.

10h20 - aula na turma tal

12h40 - Criar prova para turma tal

13h30 - planejar aulas para o dia seguinte

E assim por diante... Só o fato de você colocar no papel essa ordem um dia antes de acontecer, torna visual seus compromissos e responsabilidades. Isso faz com que você deixe de se sentir mais ansioso e aumenta e muito sua produtividade.

ESTABELEÇA O FOCO

Naquele momento em que você determinou fazer a atividade prevista... Faça! Geralmente a gente enquanto pesquisa alguma coisa ou está realizando uma tarefa, acaba tendo insight, ou seja, ideiais. E isso faz com que o foco vá para o beleléu. Não perca o foco, doutrine sua mente a respeitar sua agenda. Desta forma, você terá maior produtividade e perceberá que aquilo que parece ficar acumulado, começa a desatar.

Foco é importante principalmente para pessoas que têm turmas grandes e muitos colégios para administrar. Ou mesmo coordenadores pedagógicos que também enfrentam um grande volume de atividades. Foco e organização é fundamental para manter sua capacidade.

SEPARE UM MOMENTO PARA VOCÊ NO DIA

Faz parte de sua prioridade manter sua saúde mental. Portanto, mantenha um momento em seu dia para relaxar de alguma forma, seja meditando, seja se condicionando aerobicamente, seja lendo um livro ou mesmo jogando videogame. Passeios em partes, museus, lugares agradáveis, ou mesmo visitando amigos... Tudo isso pode fazer muito bem para você. Seja companheiro de você mesmo e priorize sua saúde. Desta forma, quando você trabalhar, perceberá que o seu rendimento será bem mais fácil, suas ideias estarão oxigenadas e suas relações interpessoais melhorarão muito.

MOTIVE SUA PRODUTIVIDADE

Motivação já é um desafio... E a carreira de professor vai além de meramente um posicionamento profissional. Se você não tiver a capacidade de se auto motivar, como vai motivar seus alunos a ter interesse pela sua área de conhecimento? É importante você entender que a auto motivação se constrói pela relevância do seu conhecimento. Você realmente acredita no que está fazendo? Entende que suas aulas são fundametais para criar o estado de aprendizado? É prático o conhecimento ou fica no ambiente intangível? Estas perguntas podem ser fundamentais para você perceber o quanto é importante entrar em sala ou mesmo realizar suas tarefas de forma motivada.

ENSINE SEUS ALUNOS A DINÂMICA DEGESTÃO DE TEMPO QUE VOCÊ SEGUE

O mesmo acontece com seu aluno... Ninguém perde tempo ensinando o aluno a usar seu tempo de forma produtiva. Claro que existem pinceladas ou comentários a respeito da importância que se deve ter para os estudos fora de sala de aula. Mas realmente ensinar um método de gestão de tempo para o estudante, aí fica difícil. Use um método para suas atividades e passe essa mentalidade para eles. Assim você percebe que a crença pelo seu método.

NÃO ACUMULE ATIVIDADES

Não faça o erro de acumular atividades. Sabe aquela história de que você vai resolver tudo no final do bimestre? Não resolve de forma saudável. Você quer matar todo mundo porque fica sobrecarregado com o volume de documentos pedagógicos a corrigir, relatórios como o livro de chamadas e outros documentos necessários para os colégios. Tenha a consciência de estabelecer uma agenda para não acumular coisas.

MANTENHA ATUALIZADO O LIVRO DE CHAMADA

Você acredita que grande parte das dores dos professores é o livro de chamadas? Pois bem... Tenha sempre ele atualizado. Isso é importante para qualquer instituição de ensino e ainda faz com que você não perca tempo no final de cada período letivo o desespero de recorrer a sua memória para saber o que realmente deu em sala de aula.

Essas sugestões sobre gestão de tempo são interessantes pra você ter maior produtividade e não esaurir sua paciência com um grande volume de responsabilidades sem resolução. Saiba que a gestão do tempo aumenta sua qualidade de vida, seja profissional ou pessoalmente. O fundamental é você não perder sua saúde por conta de sua falta de organização. As atividades de professor são sempre desafiadoras, mas podem ter mais assertiividade se você ter tempo para refletir sobre essas escolhas. Mas para fazer escolhas certas, precisa de tempo para pensar...

Conheça Isabela Falcon

Psicopedagoga e educadora, Isabela Falcon também...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page