top of page

Série Grandes Contadores de Histórias


Roberto Carlos Ramos é provavelmente o contador de histórias mais famoso do Brasil. Sua história de vida foi retratada no longa metragem - o Contador de Histórias - de Luiz Villaça. E através da contação, o que percebemos é o resgate de uma pessoa que tinha tudo pra dar errado na vida, porém... Não aconteceu isso!

O INÍCIO DE UMA TRAGÉDIA

O menino Roberto foi abandonado pela mãe aos 6 anos de idade na FEBEM em Belo Horizonte. Até então sua inocência deu lugar ao duro absurdo da realidade de um menino carente. E com 13 anos de idade já tinha a degradante vida de viciado em drogas, delinquente juvenil, analfabeto e con status operacional de "irrecuperável" pela instituição.

UMA CHANCE EM SUA VIDA

Em 1979, uma pesquisadora francesa que estudava para a defesa de seu doutorado ficou comovido com o rapaz na Febem mineira. Margareth adotou Roberto já alfabetizado um ano depois e o levou para a França. Essa chance foi fundamental para o início da mudança em sua vida.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Conforme podemos ver retratado na narrativa do longa metragem, Roberto e Margareth passaram por provações no período de adaptação. Inclusive, provações pelas quais praticamente todos passam quand decidem promover uma mudança em suas vidas. Neste caso, Roberto intercalava entre o costume da violência ao qual foi criado e a determinação da francesa em recuperar o rapaz. Roberto, depois de algum tempo, cedeu ao carinho dela e aprendeu francês e começou a pensar em seu futuro.

UM NOVO DESPERTAR

Com 21 anos de idade, voltou ao Brasil para cursar pedagogia na UFMG, e acabou se tornando estagiário da Febem. Com a influência direta da francesa, Roberto ao longo de sua vida adotou 13 crianças e através da contação de histórias, ele reescreveu as histórias de inúmeras outras crianças, adolescentes e adultos.

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Roberto, através de seu curso de pedagogia, conheceu a arte de narrar histórias com a oralidade. E isto foi fundamental para instrumentalizar sua missão de educador. Tornou-se palestrante requisitado e hoje é o maior nome da Contação de histórias por conta da influência que o filme sobre sua história atingiu nas salas de cinema de todo o país.

Roberto Carlos Ramos é um exemplo do que a Contação de Histórias pode fazer pelas pessoas. Através desta ferramenta pedagógica, ele fez a diferença sobre uma porção de pessoas que poderiam ter seu destino traçado de forma diferente.


Conheça Isabela Falcon

Psicopedagoga e educadora, Isabela Falcon também...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page