top of page

Como incentivar a leitura dentro da sala de aula


Entrevista realizado pelo blog Muitas Letras sobre o ato de contar histórias.

“Busque trazer o novo sem ser burlesco. Desperte neles a emoção, comece partindo daquilo que os interessa para chegar onde deseja. Mostre como é simples chegar no que parece complexo. Mas, sobretudo, seja um leitor voraz porque é por seu conhecimento e paixão que a motivação começa”.

Essas são as palavras da Profᵅ Isabela Falcon, responsável pelos projetos de Contação de Histórias da Muitas Letras. Na entrevista ela dá dicas de como o professor deve trabalhar com histórias para, também, desenvolver a concentração dos alunos.

MUITAS LETRAS: Qual sua opinião sobre o porquê de as pessoas lerem pouco?

Profᵅ Isabela Falcon: A pouca leitura é uma miscelânea de fatores. A falta de incentivo em casa, o processo de aprendizagem da leitura na escola, que ainda é deficiente, e é, sobretudo, o fato de que a leitura não é apresentada de forma lúdica e prazerosa que faz toda a diferença. Precisamos mostrar que leitura não é mecânica.

ML: Ler está relacionado com ouvir?

Profᵅ Isabela Falcon: Com todos os sentidos, sensações, leitura é esse processo incrível de dialogar de diversas formas. Ouvir é um deles e observo que nossos alunos perderam o hábito de ouvir por falta de interesse, por distração, por excesso de informação (estamos diante de um mundo dinâmico com muita informação fácil e superficial). A contação de histórias retoma esse bom hábito de aprender a ouvir.

ML: Qual a importância da Contação de Histórias na formação do leitor?

Profᵅ Isabela Falcon: Toda. Prender a atenção, capacitar a memória, desenvolver a criatividade, trabalhar as múltiplas habilidades corporais, etc. O ressurgimento dessa prática tão antiga é a motivação necessária para que a oralidade abra as portas da leitura e também da escrita unindo todas as linguagens.

ML: O que estamos desenvolvendo no aluno quando contamos histórias?

Profᵅ Isabela Falcon: Fomentamos em nossos alunos a “fome “pela descoberta de novos conhecimentos de mundo.

ML: O que você deixaria como sugestão aos professores em relação a contar histórias a seus alunos?

Profᵅ Isabela Falcon: Busque trazer o novo sem ser burlesco. Desperte neles a emoção, comece partindo daquilo que os interessa para chegar onde deseja. Mostre como é simples chegar no que parece complexo. Mas, sobretudo, seja um leitor voraz porque é por seu conhecimento e paixão que a motivação começa.

Conheça Isabela Falcon

Psicopedagoga e educadora, Isabela Falcon também...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page