top of page

Como usar as tecnologias das redes sociais para o reforço escolar

O reforço escolar é fundamental para criar a continuidade de processos educacionais iniciados em sala de aula. Neste sentido, devemos entender que as redes virtuais são novas maneiras de abordar exercícios que extrapolam a sala de aula. O aluno

não pode ser impedido de usar o Facebook, Twitter, Instagram, Google +, Watsapp ou qualquer outra rede social, mas precisa entender a função contextualizada em sua instituição de ensino.

E como usar as redes sociais para gerar o aprendizado como reforço escolar?

PLANEJE AS ATIVIDADES VIRTUAIS - Tal qual suas atividades em sala, o planejamento destes exercícios, propostas de projetos de pesquisa, reforço de atividades pré-selecionadas, vídeos, imagens e referências de links de fontes para pesquisa, tudo isso precisa ser planejado previamente. Parece bobagem falar assim, mas existem colégios que não veem sentido neste tipo de estratégia e impede a construção do aprendizado a partir destas novas tecnologias (que na verdade nem são mais tão novas assim)

MOSTRE AOS ALUNOS SEUS POSTS - Facebook e qualquer outra rede social é a extensão de nossa vida. Se você entende que precisa respeitar os princípios morais e valores éticos da instituição que leciona, então também deve estender essa consciência para suas redes sociais. É muito diferente você usar sua liberdade para o que bem entender, principalmente em seus canais de comunicação, quando se tem vínculo com um colégio ou faculdade. Você é o exemplo. Por isso, abra sua rede e mostre ao seu aluno como deve se comportar.

PROVOQUE A PESQUISA PELAS REDES SOCIAIS - É legal você usar as comunidades e os grupos existentes para fazer seu aluno pesquisar sobre o tema da aula nesse ambiente virtual. Lembre que as redes sociais são fundamentais para o desenvolvimento de novas fronteiras e fontes de pesquisa, mas também se preocupe em atender a segurança destas atividades.

MONTE GRUPOS DE ESTUDO - É comum você ter grupos fechados em redes sociais. Estes grupos são canais de comunicação bastante efetivos para postagens de materiais extracurriculares. Mostre aos seus alunos que você também usa esse recurso para dar novas possibilidades de aprendizado. O professor que vive postando referências de estudo a partir de suas experiências enriquece o ato de aprender e a instituição, assim como a comunidade, tem muito a ganhar.

ENSINE A RESPONSABILIDADE SOBRE AS REDES SOCIAIS - Infelizmente vivemos um mundo de contrastes. Afinal de contas, da mesma forma que expandimos nossas relações de comunicação, também aumentamos o risco para contatos inoportunos ou conflitos de comportamento com os nossos estudantes. Ensine seus alunos a não dar trela para pessoas fora de seu ciclo de amizades. Tal qual a máxima "não fale com estranhos na rua" é bom lembrar disso nas redes sociais. Não fale com estranhos em nenhum ambiente. Respeitar as orientações dos pais e entender que este tipo de processo gera consequências drásticas, faz de você uma pessoa consciente dos riscos e mais uma vez assume o papel de educador para orientar da melhor forma possível o comportamento do estudante.

VIVA CONECTADO - Enquanto muita gente quer ficar batendo papo, sempre há aqueles que gostam de interagir com o professor comentando estes eventos educacionais nas redes sociais. E quanto mais você tiver disponível, mais ele entenderá que faz parte de sua vida como mestre. Educador não é somente educador em sala de aula. Somos todos educadores por missão. Não se nega o estudante interessado pelo horário ou pelo lugar. Somos valiosos ao estudante e só mereceremos seu respeito se tivermos essa consciência. Por isso, não demore a responder as questões, dúvidas e comentários de seus alunos nas redes sociais. Eles até podem gerar alguma canseira pela sua falta de maturidade, mas quando houver os compromissos estabelecidos para ambos os lados, ele entenderá seus limites. Use esse contato de forma rápida. Assim ele entenderá a relevância de suas abordagens.

Quando falamos de redes sociais, é bastante comum ver escolas atenderem comportamentes bastante conservadoras para evitar possíveis situações delicadas. No entanto, esse comportamente gera um demérito. Negar a possibilidade da tecnologia como ferramenta de ensino é caminhar para trás dentro do amadurecimento do ensino.


Conheça Isabela Falcon

Psicopedagoga e educadora, Isabela Falcon também...

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page